Regras dos Correios - Para entrega e rastreio

Importações

https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes
 
Receber suas encomendas do exterior ficou mais simples. Em parceria com a Receita Federal, os Correios criaram uma plataforma eletrônica que irá garantir celeridade e comodidade no recebimento de remessas internacionais, além de proporcionar maior segurança tanto para quem compra quanto para quem vende. Com isso, os órgãos de controle realizam as fiscalizações de forma automática e você interage eletronicamente durante todo o trâmite, enviando documentos complementares, solicitando revisão de tributos e realizando o pagamento dos impostos pela internet, de forma simplificada. Clique aqui e acesse o ambiente “Minhas importações”.

bannerrapido

A utilização da plataforma eletrônica possibilita também a facilidade de receber suas encomendas diretamente no endereço indicado, sem a necessidade de deslocamento até uma agência de Correios para pagamento de tributos e do despacho postal**.

** O despacho postal é o valor pago aos Correios pela prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos (quando houver), comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos. Com o novo modelo de importação implantado, todas as encomendas internacionais estão sujeitas à cobrança do serviço.

Além das melhorias trazidas pela nova plataforma, os Correios continuam a disponibilizar as soluções logísticas Importa Fácil, para desembaraço aduaneiro de mercadorias mediante o registro de Declaração Simplificada de Importação – DSI, e Importa Fácil Ciência, para pesquisadores e entidades de pesquisa credenciadas ao CNPQ.

Benefícios para você: 

quem.jpg
Quem pode usar
informações detalhadas
Informações detalhadas sobre a remessa internacional
pagamento
Pagamento de tributos e serviços pela Internet, por meio de boleto bancário ou cartão de crédito
orgaos
Interação com os Correios, Receita Federal e Órgãos anuentes pela internet
segurança
Envio de documentos e comprovações eletronicamente, com segurança e agilidade
revisao
Pedido de Revisão de tributos via internet
domicilio
Entrega de encomendas diretamente no domicílio

Como funciona:

Para ter acesso às funcionalidades do Novo Modelo, é essencial que você realize seu cadastro no IdCorreios. Clique aqui e acesse o ambiente “Minhas importações”.

Prazos dos Serviços Internacionais

Os prazos previstos para entrega das diferentes modalidades de objetos internacionais podem ser verificados no link abaixo.
Prazos dos Serviços Internacionais

https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/entrega/importacao/prazos-dos-servicos-internacionais-de-importacao

Serviços Internacionais de Importação

Express Mail Service (EMS): modalidade de envio mais rápida oferecida. Trata-se de um serviço de entrega expressa internacional de documentos e mercadorias de até 30kg, o qual conecta cerca de 200 países ao redor do mundo. Além do prazo reduzido, oferece rastreamento em todas as etapas do transporte e garante a comprovação de entrega mediante assinatura do recebedor. Os Correios estão aptos a receber e distribuir encomendas EMS advindas de diversos países. Confira aqui a lista completa.  

 ATENÇÃO! Somente as encomendas EMS têm seu código de rastreamento iniciado pela letra “E” (Ex: EA123456789JP). Fique atento e garanta que suas importações expressas sejam distribuídas com segurança e rapidez pelos Correios.

 No entanto, caso o país remetente não envie EMS para o Brasil, você pode utilizar as demais modalidades postais que os Correios trabalham:

Colis Postaux (Mercadoria Econômica): modalidade de importação não expressa de mercadorias de até 30kg. Tem baixo custo e oferece rastreamento completo (ponto a ponto) e fornecimento de comprovante de entrega. Os códigos de rastreamento são iniciados pela letra “C” (EX: CW123456789GB). 

Prime Exprès: modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Suas principais características são: baixo custo e rastreamento completo (ponto a ponto). As páginas de internet internacionais geralmente empregam as designações “Priority Mail” e “e-Packet”. Possui código de rastreamento iniciado pela letra “L” (EX: LY123456789CN).

Pequenas encomendas registradas (Small Packet/Registered Mail): modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Utilizada por muitos sites internacionais com as denominações “registered mail”, “small parcels” e “small packets”. Possui prazo de entrega dilatado e pouca rastreabilidade. Não é recomendada para importadores que necessitem rastrear as en­comendas em todas as etapas da entrega ou tenham pressa para recebê-la. Seu código de rastreamento é iniciado pela letra “R” (EX: RB123456789PT).

Pequenas encomendas simples (Small Packets/Unregistered Mail): trata-se de outra modalidade de importação de documentos e pequenas encomendas de até 2kg. Adotada por diversas lojas virtuais internacionais com as denominações “unregistered mail”, “small parcels” e “small packets”. Possui prazo de entrega dilatado, não tem comprovante de entrega, bem como não permite rastreamento, uma vez que não possui código de identificação. Não é recomendada a utilização dessa modalidade para compradores que necessitem acompanhar as fases da entrega ou tenham pressa para receber a encomenda.

 DICA: Solicite ao seu fornecedor/exportador que realize a postagem no exterior das suas encomendas em uma das modalidades de envio acima, permitindo assim a distribuição no Brasil por parte dos Correios.

 Os prazos estimados para as diferentes modalidades de distribuição são:
 Atualizado em 20_01_2016

Compare os serviços: 

SERVIÇO TEMPO MÉDIO DE ENTREGA1(Dias úteis) RASTREAMENTO CÓDIGO DE RASTREAMENTO PESO MÁXIMO (Kg) COLETA DE ASSINATURA NA ENTREGA INDENIZAÇÃO3
EMS 3 Completo Iniciado por “E” 30 Sim Sim
Colis Postaux 7 Completo Iniciado por “C” 30 Sim Sim
Prime Exprès 12 Completo Iniciados por “L” 2 Sim Não
Pequenas encomendas registradas 40 Simplificado2 Iniciado por “R” 2 Sim Sim
Pequenas encomendas simples 40 Inexistente Inexistente 2 Não Não
1 Após a fiscalização da alfândega.
2 As informações disponibilizadas são apenas a de recebimento no Brasil e a de entrega ao destinatário.
3 Conforme o Artigo 11 da Lei 6.538/78, os objetos postais pertencem ao remetente até a sua entrega. Desta forma, se houver indenização, ela será paga ao operador postal remetente, ao qual devem ser direcionadas solicitações dessa natureza.

Acompanhe a entrega da sua encomenda por SMS. Cadastre aqui seu celular.

Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco através do Fale com os Correios.